Blog

Voltar

O que é bioimpedância? Entenda seu corpo para além do peso

Já imaginou saber sua composição corporal em segundos? E se você pudesse descobrir a quantidade de gordura do seu corpo sem fazer exames muito complexos? Isso é possível e não é magia. Entenda o que é bioimpedância e saiba como utilizar os dados da balança a seu favor.

Geralmente, quando se inicia uma dieta ou treino, é realizado o exame de bioimpedância. Com o resultado aferido, os profissionais que acompanham o paciente no processo de perda de peso ou ganho de massa, sabem exatamente o que fazer e traçam estratégias para que os objetivos sejam atingidos. 

Bioimpedância para que serve e o que é? 

Apesar do nome assustar, a bioimpedância nada mais é que um exame onde se verifica a quantidade aproximada de gordura, músculo e ossos de uma pessoa. Atualmente é a maneira mais eficaz de coletar esses dados ficando na frente, inclusive, do adipômetro. Isso deve ao fato de que, por ser mais minucioso e rápido, é possível acompanhar as mudanças ao longo do tempo de forma eficaz.

 Como funciona?

O exame é feito em balanças especiais, como as da Yunmai, que possuem placas de metal integradas com pequenos circuitos elétricos que direcionam correntes de energia por todo o corpo.

É por meio desses choques elétricos (imperceptíveis) que se averigua a porcentagem de gordura, de músculo, de ossos e a quantidade de água do corpo. Isso acontece porque a corrente elétrica se encontra com os tecidos, gerando um tipo de resposta. Por exemplo: tecidos bem hidratados permitem a passagem desse estímulo mais facilmente, assim, o sistema lê a resposta da corrente e, por meio de cálculos, é dado uma porcentagem da quantidade de massa magra e de água presentes no corpo.

 Preparo para bioimpedância

Para que as balanças com bioimpedância garantam resultados mais próximos do real, são necessárias alguns preparos chamados pré-exame. Eles devem ser realizados porque qualquer descumprimento pode alterar o resultado, que, consequentemente, pode atrapalhar na sua estratégia e em seus planos para atingir o objetivo desejado.

Durante as quatros horas que antecedem o exame, é essencial não ingerir nenhum tipo de alimento ou bebida (além de água) e não fazer exercícios. Já o uso de alcoólicos são proibidos 24 horas antes. Também não passe cremes nas mãos e nos pés para subir na balança, pois eles são substâncias gordurosas e não é ideal que essa gordura interfira nos resultados.

É importante beber muita água antes do processo. É essencial que seu corpo esteja hidratado antes de subir na balança, por isso, ingira de 2 a 4 copos, pelo menos. Essa parte é muito importante, pois, se seu corpo não tiver água o suficiente para a corrente elétrica passar, a balança pode entender que sua massa de gordura é muito maior que a real.

Por fim, utilize roupas leves e confortáveis e prefira realizar o exame na parte da manhã, pois, quando há a retenção de líquidos, como geralmente acontece a tarde, o resultado pode indicar que existe muito mais massa magra. O ideal é realizar o exame de três em três meses para verificar se o objetivo está sendo atingido ou se as estratégias precisam ser reajustadas.


A importância dos parâmetros

A bioimpedância oferece resultados de massa gorda, magra e óssea, valores referentes à hidratação, à idade corporal, à gordura visceral e à taxa de metabolismo basal. Esses dados são importantes, pois auxiliam os profissionais a conhecerem a fundo seu corpo e o que fazer para te trazer mais saúde e bem-estar. Entenda o que significa e qual o número ideal de cada um desses parâmetros.

Massa gorda

Aferida em porcentagem ou quilos, esse parâmetro é importante para identificar a gordura acomulada no corpo. É ideal que seu número esteja no normal, pois, se passar disso, pode causar riscos à saúde como doenças do coração, diabetes e obesidade.


Os homens possuem uma quantidade menor de massa gorda do que as mulheres, pois possuem, geneticamente, mais músculos, ou seja, massa magra, e é, também por essa razão, que eles perdem peso com mais facilidade que elas.

Massa magra

Indicada pelo combo músculo e água do corpo, a massa magra é aquela desejável. No entanto não se engane! O ideal é que a porcentagem desse parâmetro esteja no normal. Por realizarem mais exercícios e atividades físicas, os atletas costumam ter uma porcentagem muito maior e precisam de uma tabela específica.


Esse valor é o parâmetro principal que é utilizado nas academias. É por ele que o profissional de treino irá traçar estratégias para que, se for o objetivo, você alcance mais massa muscular.

Massa óssea 

Esse parâmetro mede o peso dos tecidos ósseos e é muito importante, principalmente, para o público idoso ou que apresenta algum tipo de doença, como osteoporose. É a massa óssea que irá indicar o risco de haver fraturas, bem como o fortalecimento dos ossos do corpo. 

Durante as medições de bioimpedância, os ossos precisam acompanhar sua estratégia, ou seja, é necessário que estejam saudáveis e em evolução. 

Hidratação 

Já é regra: mantenha-se hidratado. Para saber se você está dentro ou fora desse parâmetro, é só conferir na balança de bioimpedância. As mulheres precisam dos números acima dos 45% a 60%, já para os homens, o valor ideal é de 50% a 65%. 

Um corpo bem hidratado previne uma série de consequências desagradáveis, como câimbras, rupturas e lesões, além de permitir uma melhoria na performance e, logo, no resultado das ações para atingir o objetivo. 

Idade corporal 

Não se confunda, essa idade é bem diferente da real e isso pode ser bom ou ruim. A idade corporal é medida pela pressão arterial, glicose, lipídios, rugas na pele e potência cardiorrespiratória, ou seja, quanto menor sua idade funcional, melhor. 

Caso a avaliação indique uma idade muito maior que a sua cronológica algo pode estar errado e é indicado procurar auxílio de profissionais da saúde. 

Gordura visceral 

Essa gordura existe principalmente na parte abdominal do corpo e está diretamente ligada com o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, de aumentar a insulina e a glicemia do organismo, de hipertensão e de síndrome metabólica. 

É importante estar atento aos números, o desejável é que a porcentagem de gordura visceral esteja entre 1 a 12. Depois de 13 já é considerada um risco. 

Metabolismo basal 

Você sabia que, mesmo em repouso, nós gastamos energia? Pois é, essa é a taxa de metabolismo basal. Depois de uma série de dados que são inseridos na balança de bioimpedância, como idade, sexo e atividade física, o número é calculado e apresentado. 

Com o resultado, é possível aferir a quantidade de calorias que a pessoa precisa consumir no dia, seja para emagrecer ou para engordar. Quanto mais massa magra se tem, mais rápido é o metabolismo, pois o tecido muscular gasta mais energia e queima mais calorias. 


Como funciona a balança Yunmai 

Oferecendo 10 índices corporais, as balanças da Yunmai são modernas e inteligentes. Junto com o aplicativo, os usuários têm acesso de forma muito mais rápida e completa aos dados da sua bioimpedância. Isso faz com que acompanhar as informações da saúde corporal e alcançar os objetivos, seja ganhando ou perdendo peso, se torne um processo muito mais fácil. 


As balanças Yunmai estão disponíveis em diversas cores e em dois tamanhos. 

As balanças possuem quatro sensores de alta pressão e um display com luz branca para facilitar o uso em lugares com baixa luminosidade. Além disso, têm a maior resistência se comparada às concorrentes da mesma categoria, suportando até 180 quilos. 

O acesso às informações fica muito mais completo e prático, já que todos os dados ficam armazenados no smartphone por meio do Bluetooth. Dessa forma, é possível ter o acesso em qualquer momento e lugar. 

Aplicativo 

Podendo ser compartilhado pela família e amigos, o aplicativo consegue armazenar até 16 perfis. Além disso, a app pode ser sincronizado com o Google fit, Smart Watch, Fitbit e o Health, feito pela Apple.

Outra vantagem do aplicativo é que nele há a possibilidade de estabelecer metas e objetivos, e, por meio dos dados coletados e analisados pela balança, gráficos e estatísticas são gerados. Dessa forma, você consegue observar o desempenho e repensar suas estratégias.

As balanças de bioimpedância são grandes aliadas para a nossa saúde. Seja para emagrecer, engordar ou aumentar a massa muscular, os objetivos parecem muito mais fáceis de serem conquistados quando conseguimos ver o resultado das estratégias. Clique no banner para conhecer e conferir balanças de bioimpedância da Yunmai.