Blog

Voltar

Da estante para a mesa: 6 livros sobre alimentação

A literatura é uma verdadeira fonte de conhecimento, podendo abordar os mais diversos temas, e com hábitos alimentares não poderia ser diferente. Com as mais variadas abordagens, os livros sobre alimentação são recheados de histórias, curiosidades, dicas, receitas e muito mais que você precisa saber para conhecer o seu corpo e o que você come.

Um bom livro alimenta a mente e a alma, e por isso, separamos 6 opções de literatura, de autoajuda até autodescobrimento. Prepare aquela comfort food e aproveite a leitura. 

1. Este não é mais um livro de dieta


O autor é expert em emagrecimento e nutrição otimizada. Imagem: Amazon/Reprodução.

De Rodrigo Polesso, o guia de autoajuda, te liberta das amarras das famosas dietas milagrosas e propõe uma forma mais saudável de emagrecimento, com alimentos nutritivos e menos processados.

Embasado em teorias científicas, o autor explica como obter boa alimentação e queima de gordura saudáveis, resultando em um corpo com mais energia e vitalidade. Rodrigo quebra paradigmas, discute mitos e verdades, ajuda a fazer as pazes com seu corpo e promete manter sua saúde sem comprometer sua autoestima.

O autor do best-seller nacional é certificado em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego na Califórnia, EUA, e estudante de ciência nutricional.


2. Estresse, ansiedade e depressão: como prevenir e tratar através da alimentação


A autora e doutora Gisela Savioli, é nutricionista funcional e fitoterapeuta. No livro, aborda temas como alimentação e estilo de vida saudável. Na sua obra Estresse, ansiedade e depressão, ela convida o leitor para uma viagem por décadas, observando e narrando como os alimentos e o hábito de consumir comida mudou e repercutiu no nosso cérebro, na nossa aparência física e até no espiritual.

Além disso, a autora também comenta sobre o chamado eixo intestino-cérebro, que confirma o quanto a alimentação influencia no nosso humor e no nosso estresse, alterando as substâncias químicas do cérebro e a microbiota intestinal.

Esse é um dos livros sobre nutrição essenciais na sua estante. Imagem: Amazon/Reprodução.


3. Comer para não morrer


Comer para não morrer é um dos principais livros de alimentação saudável. Imagem: Amazon/Reprodução.

Michael Greger é um médico psicanalista que defende a saúde pública de qualidade. Além disso, o autor best seller do New York Times é um dos defensores de uma dieta rica em vegetais e alimentos integrais, se opondo drasticamente às comidas industrializadas e à base de animais.

No livro Comer para não morrer, Greger explana sobre como nossos hábitos alimentares contribuem para a prevenção e controle de doenças e até da morte.

Como um guia de plant-based diet, o livro expõe o que comer, quando e a quantidade ideal, se fundamentando em estudos acadêmicos e em ciência.



4. A dieta da mente


Neste livro, o autor e doutor de celebridades, David Perlmutter, alerta sobre os perigos do carboidrato. O neurologista e best seller do New York Times explica como funciona a dieta cetogênica e como o glúten oferece uma série de doenças.

Descrevendo uma jornada do intestino até a mente, o livro é surpreendente e conta histórias reais transformadoras.

Além disso, em A dieta da mente, o autor propõe um programa de quatro semanas com recomendações, receitas, metas e planos de ação para você adquirir bem-estar, mais vitalidade, mais saúde e um cérebro saudável e feliz.

Conheça a dieta cetogênica com o neurologista David Perlmutter. Imagem: Amazon/Reprodução.


5. Barriga de trigo


O autor faz uma caça aos alimentos com trigo em seu livro. Imagem: Amazon/Reprodução.

Outro autor que acredita em uma alimentação livre de carboidratos, Willian Davis defende, no livro Barriga de trigo, a ideia de que esse cereal não faz bem para o nosso organismo.

No livro, é abordado que, por ter amilopectina A, os carboidratos são digeridos com facilidade e assim, transformados em açúcares, o que aumenta a taxa de glicose no sangue.

O autor trata, principalmente, da ideia de que o trigo de hoje não é o mesmo de cinquenta anos atrás, pois foi modificado em laboratório com cruzamentos perigosos para aumentar a produtividade.


6. Em defesa da comida


Michael Pollan é um jornalista e autor norte-americano que sai em defesa da comida, literalmente. Nada daquelas refeições rápidas e cheias de conservantes que estamos acostumados, mas, sim, alimentos saudáveis, produzidos e preparados sem nenhum tipo de química.

Um dos principais livros sobre reeducação alimentar, Em defesa da comida explica como os alimentos têm sido os principais responsáveis por doenças crônicas ao redor do mundo.

Pollan vai indicar uma alimentação baseada em vegetais e produtos não industrializados e fazer você entender como seus hábitos alimentares estão intrinsecamente ligados à sua saúde.

Mergulhe na leitura e descubra-se à favor da comida de verdade exposta pelo autor. Imagem: Intrínseca/Reprodução.


Literatura e hábitos alimentares podem andar juntos. Com esses 6 livros sobre alimentação você vai poder se redescobrir por meio do que você come e traçar objetivos para melhorar sua saúde de dentro para fora.  

Receba gratuitamente o e-book da Yunmai sobre os mitos e verdades da perda de peso e aproveite para adicioná-lo à sua lista de leituras.