
Os benefícios dos grãos vão além de uma alimentação saudável e balanceada. Por seu baixo teor de gordura, são muito recomendados em dietas de emagrecimento e até mesmo para atletas. Além disso, previnem problemas de saúde, como colesterol, prisão de ventre, obesidade e até celulites.
Muito versáteis, os grãos e as sementes podem ser combinados com frutas, saladas, iogurtes, sopas e até sucos. Também podem formar crostas em proteínas e adicionar um sabor a mais, além de deixar as carnes mais suculentas. Em média, deve ser ingerido uma colher de sopa por dia desses cereais para o bom funcionamento do organismo.
Confira a diferença entre os grãos e as sementes, conheça as especificidades de cada um e saiba como introduzi-los no seu dia a dia.
- Leia mais: Receita de Beijinho de Coco
Qual a diferença entre grãos e sementes?
É comum acreditarmos que grãos e sementes são a mesma coisa, porém essa crença não é verídica. A diferença entre eles é simples: enquanto a semente é viva e, por isso, apta a gerar uma nova planta ou flor, o grão não consegue.
Em resumo: a semente é aquilo que você planta para gerar o grão, e ambas podem ser alimentos e fazer parte de dietas.
Benefícios dos grãos e sementes
Os grãos e sementes, assim como os produtos derivados deles, possuem uma grande gama de benefícios à saúde por serem fibrosos, antioxidantes, vitamínicos e minerais. Algumas das características mais marcantes são que esses cereais proporcionam saciedade, melhoram a função intestinal e reduzem níveis de colesterol.
Outras menos conhecidas, mas também muito importantes, são o auxílio na cicatrização, e funções analgésicas, anti-inflamatórias, cardioprotetoras e antioxidantes.
Linhaça
Muito conhecida pelo seu alto poder de saciedade, a linhaça ocupa um grande espaço no estômago, impedindo que ele fique vazio com rapidez. Além disso, os hormônios presentes nela ajudam a mandar um sinal que dá impressão de saciedade para o cérebro.
A semente de linhaça pode ser encontrada em diversas formas, como grão, óleo e farinha, podendo ser utilizada em sucos, massas, iogurtes e sopas. Pelo alto teor em fibras, o alimento ajuda a regular o intestino, a diminuir ansiedade e inflamações de células gordurosas, a aumentar a massa muscular e a prevenir diabetes.
O grão da linhaça pode ser encontrado em sua forma natural mas também como farinha e óleo.
Quinoa
Para quem enfrenta a TPM de forma muito intensa, a quinoa é uma boa solução para diminuir os sintomas e, logo, o sofrimento. Supernutritiva, o grão é o mais completo alimento de origem vegetal, funcionando como fonte de carboidratos, vitaminas, proteína, minerais, cálcio e de aminoácidos.
Os benefícios principais desse grão incluem fortalecimento dos músculos e dos ossos, melhoria da memória e da imunidade, combate à anemia e prevenção de doenças cardiovasculares. A quinoa é rica em fibras, vitaminas E, D e do complexo B, e, por ser livre de glúten, pode ser consumida por pessoas com doença celíaca.
Arroz
Um dos grãos mais presentes no dia a dia dos brasileiros, o arroz, além de servir como alimento, também possui propriedades que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce das células e de doenças cardiovasculares.
Os benefícios dos grãos e cereais ajudam a prevenir uma série de doenças.
Prefira o arroz tipo integral, que retém mais as vitaminas do complexo B, minerais como potássio e fósforo, e fibras que ajudam na manutenção do nosso organismo.
Aveia
Outro grão também muito comum na nossa rotina, a aveia tem como principal característica o auxílio e a melhora da constipação, regulando o fluxo intestinal, devolvendo energia para o organismo.
A aveia também previne o câncer, principalmente o de mama e de cólon, sendo uma forte aliada para manter sua saúde sempre boa.
Gergelim
Muito utilizado principalmente na culinária asiática, o gergelim é uma grande fonte de ferro, cálcio, triptofano e fibras. Atuando como anti-inflamatório natural, o grão auxilia no combate à anemia e no controle da diabetes. Além disso, retarda o embranquecimento precoce dos cabelos e restaura as barreiras protetoras da pele e dos dentes.
Pode ser usado na preparação de alimentos, como peixes, e também servido com sopas, iogurtes, sorvetes e sucos.
O gergelim é muito utilizado em preparos de peixes e na cozinha oriental.
Chia
Encontrada como grão, óleo ou farinha, esta semente mexicana é um trunfo nas dietas de perda de peso. Rica em fibras, carboidratos e proteínas, os benefícios da chia ajudam a prevenir diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol, pressão alta, câncer de mama, além de deixar a pele mais bonita.
Por ter um gosto muito parecido com nozes, a chia fica ótima acompanhada de doces, como sucos, sorvetes e iogurtes. Apesar dos benefícios, o consumo excessivo dessa semente pode ter o efeito contrário, por isso, ingira apenas uma colher de sopa por dia.
- Leia também: Aula de dança: conheça os principais benefícios
Os grãos e sementes são muito benéficos para o nosso organismo e fazem parte de muitas dietas de emagrecimento e de ganho de massa. Os brasileiros já possuem uma grande vantagem, pois, para nós, dois grãos excelentes fazem parte do dia a dia: o arroz e a aveia.
Composto por vitaminas, minerais, proteínas, fibras, carboidratos e amido, esses cereais estão no mercado nas mais diversas variações, de óleos a farinhas e, por isso, são fáceis de incluir as sementes na alimentação para buscar uma vida mais saudável.
Para continuar seguindo no caminho para encontrar uma saúde excepcional e um ótimo bem-estar, clique no banner para ganhar gratuitamente o e-book da Yunmai que vai te contar tudo sobre os mitos e verdades da perda de peso. Aproveite e viva mais feliz!