Blog

Voltar

6 dicas de aplicativos para criar hábitos saudáveis

Atire a primeira pedra quem não fica com o celular na mão sempre que pode. Esse aparelho tem ganhado cada vez mais espaço em nossa vida com as mais diversas funções, desde bússolas até aplicativos de bancos online.

Pode, também, ajudar a criar hábitos saudáveis e a nos manter disciplinados para que consigamos atingir os objetivos desejados. Confira 6 dicas de aplicativos para mudar de vida.  

A importância do hábito saudável 

Para criar hábitos saudáveis, antes de mais nada, é necessário ter disciplina. Os exercícios e a alimentação balanceada de nada servirão se você desistir uma semana depois de ter começado a nova rotina. Por isso, mantenha-se firme para atingir os resultados que você espera.  

Existem certas ações que você pode fazer para melhorar sua saúde. Entre eles, estão:  

  • Praticar atividades físicas regularmente 
  • Dormir bem e ter qualidade de sono
  • Ter uma alimentação balanceada
  • Fazer psicoterapia
  • Meditar
  • Cercar-se de bons amigos e familiares
  • Alongar-se durante o dia
  • Beber muita água
  • E, por fim, focar em um dia de cada vez

1. 7 Weeks


Possui design moderno e minimalista. Imagem: Google Play/Reprodução.

O rastreador de hábitos e de metas, te ajuda a criar uma sequência de ações e torná-las parte do seu dia a dia. Rompendo aqueles maus costumes que você possui, como exagerar nas gorduras, com o método “efeito X”, é possível executar um sistema que é cada vez mais difícil de você desistir.

Estabeleça uma meta e, todo o dia que ela for cumprida, marque no calendário. Assim, quando o dia terminar e você percebe seu sucesso, ficará motivado a continuar e se desafiar mais.  

O app possui alarmes personalizados, widgets da tela inicial, interface de rastreamento bonita e intuitiva e várias opções de personalização.  

Além disso, conta também com uma versão gold, com ainda mais funcionalidades, como: capacidade de traçar metas para mais de 7 semanas, rastrear vários hábitos ilimitados por vez, 2 widgets de tela inicial visualmente mais agradáveis, lembretes personalizados ilimitados com repetições diárias e horários, acesso rápido à verificação de hábitos dos widgets e lembretes na tela inicial. 

É gratuito para Androids e está disponível no Google Play

2. Beber água

Tela intuitiva e de fácil manuseio. Imagem: Google Play/Reprodução.

Eleito pelo Google Play como o Melhor Aplicativo de 2016, Top Aplicativo de Tendência e Melhor Aplicativo de Auto-ajuda, o Beber água veio para auxiliar todas aquelas pessoas que sentem dificuldades de ingerir a quantidade desse líquido indicado pelos profissionais de saúde.

Além de te lembrar quando beber água, o aplicativo também é personalizado e te ajuda a calcular quantos litros desse líquido você precisa consumir por dia, melhorando seu equilíbrio hídrico e resultando em um corpo mais saudável.  

Para determinar a quantidade de volume de água é fácil: você digita seu peso e o aplicativo calcula imediatamente sua necessidade. Depois, você seleciona se irá beber por copos, garrafas ou outras fontes e o Beber água determina quantos desses você precisa no dia.  

As funcionalidades deste aplicativo incluem: lembretes da quantidade de água que você precisa beber no resto do dia, copo personalizado e Imperial (oz) ou Métrica (ml), tempo de início e de fim para a ingestão personalizados, gráficos e logs de registro por data e dicas para hábitos saudáveis.  

Está disponível no Google Play para sistemas Android gratuitamente 

3. Sleep Cycle

O aplicativo de sono possui funções que te ajudam dormir melhor. Imagem: Sleep Cycle/Reprodução.

É comum acordarmos cansados ou sentir que acabamos de deitar e já temos que levantar, não é mesmo? O Sleep Cycle é um aplicativo que ajuda a monitorar o ciclo do seu sono e te desperta na fase ideal para que você acorde naturalmente descansado.  

O ser-humano, geralmente, tem 5 ciclos de sono por noite e, para que o corpo realmente sinta-se renovado, é necessário passar por todas essas fases. Durante os estágios, o corpo responde com movimentos, roncos e outros sinais, os quais ajudam a determinar se está perto de acordar ou não.  

O que o Sleep Cycle faz é identificar esses sons, rastrear os seus movimentos, fazer uma estimativa de quando você precisa acordar e, baseado nisso, ele aciona o alarme. Com isso, você desperta na fase mais leve do sono, descansado e disposto. 

Para ele funcionar, é importante posicionar o seu celular com o aplicativo na cama perto do seu rosto para que ele consiga identificar todas as suas fases.   

O Sleep Cycle está disponível gratuitamente na App Store, para sistemas iOS, e Google Play, para Android.  

Os recursos sem custo são: análise do sono com a tecnologia de acelerômetro, estatísticas detalhadas e gráficos diários do sono, melodias de alarme suaves, ativação do modo soneca sacudindo ou tocando duas vezes no telefone e janela de despertar personalizada. 

4. Zen

Zen é mais do que um aplicativo de meditação. Imagem: Google Play/Reprodução.

Ganhador da categoria “Escolha dos editores 2020”, do Google Play, Zen não é simplesmente um dos mais famosos aplicativos para saúde mental. É, também, seu regulador diário. Com recursos para te auxiliar na jornada de autoconhecimento e de transformações, você descobrirá caminhos para evoluir cada dia mais.

Descubra suas motivações e coloque em prática seus planos de vida mais saudável e feliz com programas, exercícios e cursos em formato de textos, áudio e vídeo.  

Buscando equilíbrio entre corpo, alma e mente, o Zen oferece diversos conteúdos para a manhã, tarde e noite de mindfulness e de meditação. 

Está disponível para Android pelo Google Play e para iOS na App Store com teste grátis por até 7 dias. 

Algumas das funcionalidades do aplicativo incluem: sons e vídeos para relaxamento e para meditação, músicas para sono profundo, áudios ASMR e de natureza 3D super realistas, reflexões e frases inspiradoras. 

5. Contando calorias

Contador de calorias é um dos aplicativos de alimentação da gigante My fitness pal. Imagem: Google Play/Reprodução.

O aplicativo é número 1 na categoria de Saúde e Fitness por 4 anos seguidos, além de ter sido eleito o melhor app de dieta pelo portal Terra e pela Folha de SP. Um gigante que conquistou milhares de usuários e promete ótimos resultados na meta de perder peso.

Para utilizá-lo, é muito fácil: você baixa o aplicativo e conta um pouco sobre você. Com base nisso, ela irá traçar um plano com dieta e com exercícios para você seguir. Utilizando o vasto banco de dados de alimentos, você registra tudo o que come e as atividades que faz, assim, consegue acompanhar os quilos indo embora.  

Há, também, a possibilidade de inserir metas já prontas que o nutricionista ou o profissional de saúde te instruiu. Com os gráficos, torna-se intuitivo ver o progresso e o resumo diário dos nutrientes.  

Além disso, o aplicativo se conecta com mais de 50 aparelhos e apps fitness de monitoramento. A opção de conversar com a comunidade do My fitness pal permite encontrar apoio e motivação junto a outros usuários que também possuem o app. 

Disponível para Android pelo Google Play e para iOS pela App Store.  

Funcionalidades incluem: base de dados com mais de 6 milhões de alimentos globais e 4 milhões de códigos de barras de alimentos, monitoramento de todos os maiores nutrientes, calorias, gorduras, proteinas, carboidratos, açúcar, fibras, colesterol, e outros, e mais de 350 exercícios de força e de cardio, incluindo sequências, repetições e peso. 

6. Aplicativo + Balança Yunmai

O aplicativo da Yunmai possui visual clean e moderno, é intuitivo e fácil de ser usado.

Você já imaginou conseguir acompanhar seus índices corporais como massa magra e óssea, peso, IMC, gordura corporal e visceral, água, taxa metabólica, idade do corpo e proteína em menos de um minuto? Com as balanças Yunmai, você consegue!

O melhor é que tudo pode ser visualizado no seu smartphone pelo aplicativo, de forma prática e rápida. Além disso, você consegue armazenar os dados e ir acompanhando seus objetivos baseados nos dados do seu corpo. 

Com ele, você pode adicionar até 16 perfis e levar para onde quiser.  

Além disso, é possível conectar outros aplicativos de saúde, como o Health, Google fit, Fit bit e Apple Watch.  

É compatível com iOS 8.0 ou superior e Android 4.0.3 ou superior. Baixe pela loja de aplicativos do seu celular: App Store ou Google Play

Para te auxiliar ainda mais a adquirir um corpo saudável, confira as balanças de bioimpedância da Yunmai clicando aqui!